Aprenda o que é o vidro aramado

Poucos sabem, mas no ambiente vidreiro existem diversos tipos de vidro, os quais transitam entre o temperado, insulado, serigrafado, laminado e padrão. Cada um com sua utilidade e funções. Porém, além deles existe uma outra categoria vidreira, que é o vidro aramado. Assim como o laminado, esse tipo de vidro é indicado para o aumento de segurança.

É interessante notar que o vidro aramado é fabricado com uma tela metálica embutida, o que permite, no momento de quebra, com que os estilhaços não se espalhem. Por essa razão, ele é comumente confundido com o vidro laminado. A diferença entre os dois, porém, é que enquanto o primeiro possui a proteção de uma placa metálica, o segundo tem o respaldo de camadas intermediárias de polivinil butiral ou resina.

Acabamentos e benefícios do vidro aramado

Fortemente utilizado na construção civil, esse tipo de vidro é considerado, pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), como sendo um produto de segurança e anti-chama. Translúcido, o vidro aramado é um tipo vidreiro que pode ser encontrado em diferentes acabamentos, os quais vão desde opções variadas de cores, tipos de espessura e dimensões.

Entendidos os acabamentos, você ainda deve estar se perguntando com relação aos benefícios que esse tipo vidreiro pode lhe oferecer. Pois bem, seus pontos positivos são vários e podem ser:

  • É resistente ao fogo;
  • Impede que, no momento da quebra, seus estilhaços se espalhem;
  • Por ser translúcido ele permite a passagem de luz ao mesmo tempo que mantém a privacidade;
  • Oferece conforto estético;
  • Pelas suas características de segurança., possui bom custo benefício.

Usabilidade e outros detalhes do vidro aramado

É imaginado que depois dessa leitura você ainda deva estar pensando que esse tipo de vidro é indicado apenas e tão somente para a construção civil. Na verdade não. Além de te proporcionar segurança, ele pode ser usado em diferentes locais, o que pode produzir uma beleza singular no ambiente em que foi instalado. Descubra onde usá-lo:

  • Parapeitos, sacadas, guarda corpos e balaustradas;
  • Vitrines;
  • Coberturas e claraboias;
  • Escadas de incêndio;
  • Portas corta-fogo.

Fora os benefícios, o vidro aramado é um tipo de vidro que demanda um cuidado extra. No caso do transporte, fazê-lo sempre em que estiver na posição vertical. Já no armazenamento, é recomendado que se evite locais empoeirados. Tudo feito de forma correta, o vidro aramado te oferece a combinação ideal de beleza, sutileza e segurança.


Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende vidro aramado:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende vidro aramado: