Por que fazer um corte de vidro temperado?

O vidro temperado é um dos mais resistentes que existem no mercado e isso se dá pela sua fabricação ser feita num processo de têmpera que coloca os pontos de tensão de uma maneira que deixam o material quase intransponível. O corte de vidro temperado geralmente é feito para que se possa colocar orifícios para o encaixe de dobradiças ou de algum outro tipo de complemento de uma peça de vidro. O processo para fazer o corte de vidro temperado é extremamente específico e deve ser feito apenas por profissionais para evitar acidentes.

Os passos do corte de vidro temperado

Para que aconteça o corte de vidro temperado, é preciso fazer uma série de coisas dentro da sua ordem para que seja possível fazer o corte sem que o vidro se estilhace, como sua composição é feita para reagir a esse tipo de manipulação. São alguns passos que são feitos para que se consiga um resultado satisfatório. Veja quais são:

  • O vidro deve ser esquentado até que seus pontos de tensão de desfaçam;
  • Depois disso é preciso que a peça seja esquentada até uma determinada temperatura para no processo conhecido como recozimento;
  • Logo após, deve-se preparar e fazer o corte de vidro temperado já com o vidro um pouco mais maleável;
  • Em seguida, deve-se pressionar com bastante força em cima dessa linha para que o vidro se encaixe de uma maneira mais limpa no corte;
  • Por fim, deve-se lixar as extremidades da peça para que fique mais seguro de se manusear.

Por que não é possível fazer um corte de vidro temperado?

Um corte de vidro temperado não pode ser feito sem que se faça todo o processo descrito acima porque sua fabricação é feita exatamente para que esse vidro não se quebre com facilidade e, mesmo que quebre, ele se parte em pequenas partes arredondadas que não permitem que haja um ferimento mais grave causado por um corte. Os outros vidro se partem em fragmentos pontiagudos que podem se tornar um perigo até dias depois do acidente doméstico por serem pedaços muito finos e altamente cortantes.


Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende corte de vidro temperado:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende corte de vidro temperado: