Por que não é possível cortar vidro temperado?

Uma das escolhas mais comuns principalmente para box de banheiro é o vidro temperado. Esse tipo de material oferece uma resistência até cinco vezes maior do que um vidro comum. Sendo assim, a possibilidade de cortar vidro temperado é uma tarefa que não é muito fácil e pode ser impossível caso não sejam seguidas algumas recomendações, seja qual for a razão para cortar vidro temperado. A segurança que esse material apresenta é um dos diferenciais dele e isso é o que faz com que seja tão difícil cortar uma peça como essa.

O que é o processo de cortar vidro temperado?

Para conseguir fazer um corte num material tão resistente como esse é necessário um processo específico e que deve ser realizado apenas por pessoas qualificadas e estudadas para isso. Uma pessoa comum não é indicada para fazer esse tipo de processo, já que requer alguns cuidados e manuseio de coisas perigosas para amadores. Veja o processo:

  • Esquentar o vidro temperado até que os pontos de tensão se desfaçam;
  • Recozer é o segundo passo do processo de cortar vidro temperado e deve ser feito até uma temperatura específica;
  • É preciso preparar e fazer o corte para depois fazer força em cima da linha onde será cortado o material, dessa forma o vidro se encaixará na linha de forma mais limpa;
  • Lixar as extremidades com pedra de amolar para que o vidro fique mais forte e seguro de manusear;

Por que cortar vidro temperado?

O corte nesse tipo de vidro é feito geralmente quando é necessário colocar algum orifício para instalar parafusos ou algum tipo de haste no vidro.

Porém, para cortar vidro temperado é necessário que ele deixe de ser temperado e vira apenas um vidro comum e isso é feito com um processo químico que desfaz a têmpera do vidro e assim consegue com que ele seja mais maleável para se realizar os furos necessários. Deve ser destacado que sem esse processo é impossível simplesmente cortar vidro temperado e em caso de qualquer tentativa, o material irá se estilhaçar por suas características de fabricação.


Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende cortar vidro temperado:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende cortar vidro temperado: